domingo, 7 de outubro de 2007

Sobre o hábito

Sobre Dr. James


"O hábito é o enorme volante da sociedade, seu mais precioso agente conservador. Só ele nos mantém dentro dos limites da ordem.
Ele nos condena a lutar na batalha da vida segundo as diretrizes da nossa criação ou da nossa primeira escolha (...) e a obtermos o melhor de um empreendimento que nos desagrada; porque não há outro modo para o qual estejamos capacitados ou porque é tarde demais para começar outra vez.
Ele impede que os diferentes estratos sociais se misturem...
Comparado ao que poderíamos ser, ainda estamos meio acordados".



William James (1842/1910)
Foi um filósofo e psicólogo norte americano pioneiro, considerado um dos fundadores do pragmatismo..
Ele escreveu livros influentes sobre a jovem ciência da psicologia, as variedades da experiência religiosa e do misticismoo e a filosofia do pragmatismo.
Algumas obras:
- 1890 - Princípios de psicologia - o funcionalismo aplicado à psicologia.
- 1897 - A vontade de crer e outros ensaios sobre filosofia popular - questiona a existência de Deus, a imortalidade da alma, o livre-arbítrio e os valores éticos.
No livro Pragmatismo: um nome novo para velhas formas de pensar (1907), William James sustentou que o significado das idéias só se encontra no plano de suas conseqüências. Se não há efeitos, é porque estas idéias não têm sentido.
O pragmatista fala, portanto, de verdades no plural, sobre sua utilidade e, conseqüente caráter de satisfação e também a respeito do êxito com que elas “trabalham” nossas crenças. Assim, por exemplo, e falando-se sem rigor, a crença em Deus seria pragmaticamente verdadeira se suas conseqüências, na vida de todos os dias, fossem interessantes, agradáveis e convenientes para a pessoa que crê.
Portanto, a verdade, de que fala James, não é uma verdade, mas testes meramente subjetivos, cujos resultado formariam o conhecimento, que é apenas momentâneo e hipotético.
Essa mudança de paradigma, resulta para muitos, no Utilitarismo – no sentido de que o utilitarismo concebe o homem como superior, superioridade esta comprovada pela vontade e domínio do homem no meio real. Nesta perspectiva, o homem apresenta uma capacidade de modificar o mundo a sua semelhança. Logo, o pensamento e o conhecimento visam orientar as ações atendendo aos fins práticos de sua vontade.
Pensador de grandes contribuições na história da filosofia e psicologia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_James









Nenhum comentário: