quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Verdades Absolutas

Não pense, aceite


Dizer que a religião ajuda a moralizar a sociedade é o mesmo que dizer que é necessário o medo de um castigo eterno e a esperança de uma recompensa no céu para que as pessoas façam o que é certo. Sem religião, as sociedades, mais cedo ou mais tarde, se dariam conta de que ética e moral se justificam por si mesmas e não devido a vagas crenças em coisas não comprovadas. Seus valores seriam baseados na razão e, portanto, muito mais sólidos. Pelo contrário, crenças religiosas nos permitem atribuir ao “além” os problemas reais existentes no mundo e nos tiram assim a responsabilidade de resolvê-los. Até mesmo grupos de chimpanzés e gorilas têm suas leis; sua inteligência, ainda que limitada, lhes permite reconhecer que, sem elas, a convivência não seria possível e o grupo se auto-destruiria.
Alguns podem se perguntar como seríamos hoje sem ter tido a religião ao longo dos séculos. Uma coisa é certa: milhões de pessoas não teriam morrido na fogueira ou sido torturadas, milhões de pessoas não sofreriam angústias por não se encontrarem dentro dos “padrões” do ensinamento. Civilizações e suas culturas não teriam sido arrasadas por serem pagãs. A ciência não teria se imobilizado por tanto tempo (e mesmo regredido) por medo da fogueira. As mulheres não teriam sido afastadas de uma participação ativa ao lado dos homens nem tratadas como simples reprodutoras.
As contribuições da religião para o bem-estar e o progresso da sociedade foram, na verdade, obra de indivíduos e organizações, baseados na tirania e hierarquia, mais do que o resultado de uma crença religiosa.
A religião pode servir de conforto ou de consolo, uma droga que anestesia nossas preocupações, uma muleta psicológica, digo muleta porque se pode caminhar por algum tempo com seu apoio, mas ao removê-la ou questiona-la, ela desmonta bruscamente, pois não existe estrutura alguma.Ela nos faz conformados, nos tira a vontade de lutar, de fazer nossa parte no mundo. Geralmente é isso que ouvimos de muitos cristãos, evangélicos, quando acontecem tragédias e desrespeito humano: “se Deus quis assim, seja feita a vontade dele, ele sabe o que faz”, que absurdo, que Deus seria esse então? Pra mim esse Deus não passa de um carrasco.
Nos afirmam que esse Deus existe, e que esse homem fica no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo, como ele consegue isso eu não sei. Esse homem tem uma lista de dez coisas as quais não podemos fazer, e se formos contra sua vontade, temos um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia, e é lá que os desobedientes perante suas leis vão viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre, amém. Mas, não se esqueça, ELE AMA VOCE, e acima de tudo, como o princípio dos mandamentos, amar a Deus sobre todas as coisas, mesmo sobre qualquer violação que você possa sofrer, e não se esqueça também de jogar fora seu amor próprio (condição extremamente necessária para que o individuo adquira confiança em si mesmo).
Nunca tome seu santo nome em vão, como fizeram e fazem seus enviados, que matavam e hoje torturam em nome de Deus.
Honrar pai e mãe, mesmo que eles nunca quiseram saber da sua existência, mesmo aqueles que espancam, que agridem, que jogam bebês de cima de pontes.
Não roubar e não cobiçar as coisas alheias, apenas desapropriar trabalhadores e índios de suas terras, e aceitar doações de bens para a igreja, mesmo que a doação seja de um miserável que tira da sua própria sobrevivência, sem dúvida, Deus lembrará disso depois.
Também, não peque contra a castidade, estamos aqui somente para a reprodução, menos os padres e os pastores, é claro, esses podem, inclusive abusar sexualmente de crianças.

“Eles chegaram com uma bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito e nosso povo...e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por termos sido salvos" (Chefe índio Pontiac, morto em 1769). Em poucas palavras, um breve resumo disso tudo.

As religiões são responsáveis pela lavagem cerebral de milhões de pessoas, principalmente as menos desprovidas de conhecimento, e crianças então? Que ainda não tem capacidade para distinguir entre a realidade e as fantasias de sua comunidade. Procissões, cânticos, rituais, os sermões do pode e não pode, a auto flagelação, podem deixar impressões duradouras em suas mentes, ainda em desenvolvimento. Mais tarde, o desejo de pertencer a um outro grupo contrasta com o medo do isolamento, o que as mantêm fiéis, evitando que encarem as suas próprias dúvidas, descartando-as como um comportamento socialmente inaceitável. Que jogo sujo, não? Um verdadeiro massacre nos direitos humanos.
Sem contar quando aproveitam de determinadas situações pelas quais uma pessoa esteja passando, de sofrimento emocional, de fragilidade, de desamparo... nesse momento aparecem os enviados de Deus para prestar-lhes socorro, e para esse momento tão delicado é preciso aceitar o “destino que Deus te traçou” e orar muito, ter fé “que isso é apenas uma provação”. Resumindo, NÃO PENSE, ACEITE, nunca duvide dessa verdade absoluta, se você sofre é porque não acredita, e se você não acredita será castigado depois.Ao meu ver, então o único momento de felicidade e plenitude a se gozar é o momento da morte, ou no céu, no além, ou sei lá onde, mas então de que esse momento me valerá depois de morta? Não, não meus caros, quero esses momentos pra viver no agora.
Ter consciência de que credo e religião são direitos de escolha de cada um é uma questão, agora não questionar e fazer de conta que essas crenças não tem um enorme fator negativo já é outra questão, justamente por invadirem e oprimirem o direito da liberdade e da subjetividade humana.

"Nós, agnósticos ou ateus, não aceitamos dogmas, pois o que nos falta é ter um fim, uma meta, um lugar de chegada. Necessitamos de um caminho e não de uma lei. Também recusamos as palavras de autoridade, porque o que é necessário para nós é o verbo da vida. Todas as religiões mostram um caminho com tendência para fora, enquanto que nós vamos para dentro, buscando o oculto". ( Dr. Krumm-Heller )

2 comentários:

edu disse...

Perfeito imagino vc como profissional na área, manda bem. vou pegar uns trechos daqui pro meu tcc se me autorizar Waleu

Jane Estela disse...

rs fique a vontade!